Já pensaram que: As escolhas que fazemos também afectam a saúde da nossa pele ?
Sim em primeiro lugar devo dizer-vos que é inteiramente verdade que há efectivamente muitas escolhas e ou atitudes (ainda que feitas inconscientemente) que afectam a saúde da nossa pele.
Os produtos cosméticos são importante sim...porque conferem nutrientes e vitaminas, porque limpam e mantém a pele hidratada, porque evitam os danos provocados pelo Sol, nomeadamente os provocados pelos radicais livres, porque nos ajudam desse modo a retardar os sinais de envelhecimento e porque em tantas alturas nos dão aquela sensação de bem-estar, que todos nós adoramos e bem :)
Os produtos que compramos podem em tantas alturas ser suficientemente bons, para nos ajudar a ultrapassar um qualquer tipo de problema de pele (aliviar uma inflamação, diminuir ou eliminar uma mancha provocada pelo sol, dar à nossa pele um aspecto mais suave, ajudar a resolver uma situação de acne, pele seca ou mesmo algum tipo de dermatite), mas há também alturas, em que os produtos cosméticos que utilizamos podem ver os seus efeitos ampliados, se modificarmos alguns dos nossos hábitos e alterarmos algumas das nossas rotinas.
Mas sim..eu sei por experiência própria, que nem sempre é fácil identificar-mos o que podemos mudar, ao mesmo tempo que o mercado nos vende tantas vezes que a solução passa toda e apenas pelos produtos que compramos e utilizamos e que quantos mais comprarmos e utilizarmos, mais depressa veremos o nosso problema resolvido.
Por outro lado, também não gosto nem nunca gostei da ideia, de nos agruparem em todos em categorias: pele seca, pele oleosa, pela mista, pele sensível e de nos passarem a ideia que este é o padrão a ser seguido ou que temos todos que nos encaixar nestas categorias.
A verdade é que a maioria das vezes não nos encaixamos ou a verdade é que ainda que a minha pele possa de facto pertencer a uma dessas categorias, as escolhas que eu faço, a maneira como eu reajo, o estilo de vida que eu adopto, vai fazer toda a diferença na maneira como a minha pele vai reagir. E pode reagir de uma maneira completamente diferente, de uma pessoa que tal como eu, tenha por exemplo aquilo que se diz ser pele oleosa ou que se diz sensível.
Gosto da Medicina Ayurvédica por isso mesmo, pela capacidade que tem de olhar para as pessoas como um todo e também pela capacidade que tem de encarar cada um de nós como uma pessoa única e por isso com necessidades especificas. Olhar para cada pessoa, que chega com um determinado problema de pele e pensar ok...tenho de olhar para o problema desta pessoa, tendo em conta o que ela é, tendo em conta as suas rotinas, tendo em conta o seu estilo de vida atual. E quando aplicamos isto a nós e tentamos encorajar os outros a fazê-lo vemos o sentido enorme que isto faz.
Nada é mais desanimador para alguém do que ouvir: "Mas a pessoa X também tem a pele oleosa como tu, e funcionou, contigo também devia funcionar".
O que importa reter é que:
1. Sim é importante criarmos uma rotina diária de cuidados da pele e que englobe, Limpeza, Nutrição, Hidratação.
2. Mas é igualmente importante, observarmos como a nossa pele se comporta e reage aos produtos que utilizamos. Como ela se sente. Não importa se funciona bem com A ou com B, se funciona com todo o Mundo, menos contigo, mas importa como a tua pele reage e consequentemente como tu te sentes.
3. Se tens um problema de pele, começa por criar uma rotina simples, com poucos produtos. Se tiveres a sensação que algum produto agrava o teu problema, retira-o da tua rotina por uns dias e vê como a tua pele reage. Decide depois, se esse produto é adequado para ti ou não. Alguns de nós somos sensíveis a determinados ingredientes (fragrâncias corantes...), mas se os soubermos identificar, podemos evitá-los e felizmente o mercado já tem alternativas que provavelmente terão aquela que é a alternativa certa para ti, só não vale desistir certo?
4. Sabias que muitas dos problemas de pele, se devem a alergias alimentares ? É verdade...essa é a razão, porque tantas vezes experimentamos n produtos e nada parece resultar. Ou resultam agora, mas e de repente no mês seguinte tudo piora. E ficamos tantas vezes a perguntar a nós mesmos: Mas porquê? O que se passou ? Estava tudo tão bem. E sim...as alergias não são fáceis de tratar. Sempre comemos isto ou aquilo, sempre nos "impingiram" a ideia que os produtos podem resolver tudo, temos a noção que antes estava tudo bem e comíamos exactamente o mesmo. Então o que mudou agora?
A questão é que o nosso corpo também muda com o tempo. A questão é que as alergias alimentares são difíceis de identificar. A questão é que só o conhecimento nos permite identificá-las. Mas se é verdade que há alimentos que em algumas pessoas, podem causar aquilo que chamamos de acne e desencadear o aparecimento e borbulhas, sim é verdade. E também é verdade, que só por reduzirmos o seu consumo ou mesmo os eliminarmos da nossa alimentação ( e eu sei, o quão difícil isso pode ser ou parecer ou quanta motivação pode exigir, mas às vezes é fundamental e necessário), ajuda tantas vezes a resolver problemas sem aparente solução.
Alimentos como: Laticínios, Com Glúten ou Picantes, são tantas vezes desencadeares daquilo que tantas vezes se define como problemas difíceis de serem tratados. Sabiam que mesmo doenças como a psoríase, podem ver os seus sintomas minimizados quando feitas algumas alterações na alimentação.
Pensem nisso. Mutios dos sintomas agravam-se até 48h depois de termos ingerido algum alimento a que somos intolerantes (alérgicos é talvez uma palavra demasiado forte). Por isso, quando a próxima crise de pele aparecer, tentam fazer esta pergunta a vocês mesmos: "Comi alguma coisa diferente? Anotem. Da próxima vez que comerem vejam se os sintomas se repetem." Isto vai ajudar e muito a encontrar uma solução adequada para o problema da vossa pele.
5. Stress. Não é mito nem é imaginação. É inteiramente verdade que o stress, tem efeitos negativos sobre a nossa pele e que agrava tantas vezes um problema existente. Olhem para o que acontece à vossa pele, naqueles dias que se exaltam, naqueles dias em que vos apetece gritar com toda a gente, naquele dia, em que as emoções estão a flor da pele. E como pele se torna diferente, totalmente diferente, daqueles dias em que se encontram serenos, relaxados.
E sim, eu sei, que não é fácil deixarmos que o stress não nos invada, ou que tantas vezes aparentamos um estado de calma, mas estamos a "ferver" por dentro. Mas aprender a controlar as nossas emoções, vai-nos ajudar a controlar as emoções na nossa pele. Ela no fundo, acaba e na realidade por espelhar aquilo que se passa no interior de nós. Respirem fundo, contem até 10, até 20, até 50, quando sentirem a irritação a chegar. Isolem-se, apanhem ar, façam Yoga, meditem ou façam qualquer outra coisa, mas não deixem que o stress faça parte das vossas rotinas.
6. E claro bebam muita muita água, porque a água é a par de uma alimentação saudável e de uma boa noite de sono, fundamental para a saúde da pele. Porque a nutrimos e hidratamos, e porque lhe damos tempo para descansar, restaurar e reconstituir e isso é exactamente o que a tua pele faz enquanto tu dormes.
Há genética, há factores externos que não controlamos, há cremes e produtos cosméticos que são maravilhosos e que ajudam ao máximo, mas há uma parte muito grande que tu podes controlar e pela qual te podes responsabilizar.
Lembra-te que: "A nossa pele é tantas vezes o resultado das nossas escolhas":
Escolhe saudável, escolhe consciente, responsabiliza-te pelas tuas escolhas e Vive Inteiramente Feliz porque foste Livre o Suficiente para te responsabilizares pelas tuas escolhas.
Ajuda a que a mudança que gostarias de ver acontecer ocorra dentro de ti.
Eu já dei esse passo, e vocês? Preparamos para me acompanharem?
É que desconfio talvez que juntos chegaremos mais longe :)
BOM DOMINGO A TODOS e PARTILHEM AS VOSSAS OPINIÕES. GOSTARIA MUITO DE VOS OUVIR.
Comentários
Enviar um comentário