Compostos Tóxicos: Uma Realidade e uma Presença nas nossas Vidas. Um Perigo Real para a nossa Saúde.


Compostos Tóxicos: Uma Realidade e uma Presença nas nossas Vidas. Um Perigo Real para a nossa Saúde.
Não pensamos muito sobre o assunto, mas o perigo é real e existe e está em todo o lado: no ar, nas águas, no solo e também na alimentação. Não é por acaso que a cada dia que passa ouvimos falar mais e mais nas questões ambientais e/ou de como estamos a destruir o nosso planeta.
Se por um lado, os avanços tecnológicos nos permitem ter acesso a um Mundo em grande parte digital e que nos dá acesso a um número infindável de informação e conhecimento. Os benefícios são sem dúvida inegáveis e muitas das doenças para as quais no passado não havia vislumbre sequer de algum tratamento, hoje já existem e nalguns casos, nomeadamente nalguns tipos de cancro, as taxas de sucesso são elevadas.
Mas, por outro lado nunca se assistiu a um tão elevado número de cancros e claro isso faz-nos pensar na sua relação com o estilo de vida que temos, na sua relação com a alimentação que fazemos, faz-nos reflectir na influência do Mundo neste tipo de doentes, que por dia ataca e mata muitas pessoas.
Os compostos tóxicos estão efectivamente presentes nas nossas vidas de alguma forma. É inegável e devemos aceitá-lo com consciência, para que e na medida do nosso alcance alguns dos danos possam ser minimizados.
O nosso ar está cada vez mais contaminado e todos os dias, ingerimos milhares de compostos, nomeadamente metais pesados, que se vão acumulando no nosso organismo. O mesmo sucede com as águas e com os solos, onde plantamos a nossa comida e onde os nossos animais pastam e crescem.
O nosso corpo é fantástico e por esse motivo, os efeitos desta acumulação de metais, só se faz sentir com o tempo, ao fim na maioria dos casos de muitos muitos anos, num processo denominado por acumulação. E é neste momento, em que o corpo deixa ser capaz de excretar os metais e os resíduos que acumula que o nosso corpo começa a emitir sinais. Estes sinais vêm conforme os tóxicos a que fomos sujeitos, na forma de cancro, problemas nos rins ou mesmo demências. E quando damos por ela, é na maioria das vezes demasiado tarde, ou os sintomas são difíceis de reverter.
Na realidade, não estamos sujeitos apenas a um composto tóxicos, mas a um conjunto deles, que em muitos casos, quando interagem entre si, se tornam ainda mais tóxicos. É o caso também dos medicamentos.
Não nos podemos fechar em casa e privar do Mundo, mas podemos tentar pelo menos minimizar os danos.
Como?
Através de uma BOA ALIMENTAÇÂO, rica em nutrientes, vitaminas e antioxidantes. Não sobrecarregar o fígado, ingerir bastante água para estimular o correcto funcionamento dos rins e a subsequente eliminação de toxinas.
Alimentar não é o acto de comer para saciar a fome, alimentar é o acto nobre de nutrir o corpo e claro a mente.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotinas para uma Pele Saudável...limpar, hidratar, creme de dia, creme de noite, o que fazer?

Vitaminas nos Cosméticos - A sua função na Pele