Cosméticos Naturais- A Química, a Natureza e o Corpo como um todo, será ?


Cosméticos Naturais, uma opção saudável e natural...a visão de uma Química que resolveu interagir com a Natureza :)

Desde que me envolvi neste projecto a longo prazo dos cosméticos naturais, as pessoas vêm fazendo algumas perguntas, sejam as que experimentam pela primeira vez, seja os amigos que têm curiosidade em saber mais e sim mais do que fazer, pesquisar e ir respondendo às perguntas ou tentar encontrar soluções, dá assim um "gostinho" ainda mais especial ao que faço.

Na realidade eu gosto mesmo, mesmo disto. Ás vezes não nos apercebemos do caminho que a vida escolhe para nós ou de como nos vai direccionado neste ou naquele sentido. Depois olhamos para trás e parece natural sabem, é como se não pudesse mesmo ter sido de outra forma.

Sempre fui apaixonada pela Natureza, pela sua magia e pela sua simplicidade e porque acredito e verifiquei que é lá que o nosso potencial vem de facto á superfície (ah...saudades desses tempos enquanto Escuteira :))... lá podemos ser nós e encontrarmo-nos com o que na realidade somos na essência. 

Esta é a parte em que muitas pessoas perguntam: Mas então e a Química ? És engenheira química não és ? Parece assim, como assim, que as duas "coisas"...a Química e a Natureza não são compatíveis. Ouvimos tantas vezes falar das indústrias químicas, que não colocamos muitas vezes a hipótese de que há de facto outras áreas que podem beneficiar da sua existência. 

E a resposta é Sim...sou Química, mas a resposta também é que é possível conjugar a Química com a Natureza e utiliza-la ou colocá-la ao serviço dos "Produtos Naturais"...diria até que é uma mais valia ter formação nesta área, mas já lá vamos :)

Numa frase, diria que para mim, a Química é a arte de fazer "magia"...é como dizia Lavoisier: "Nada se perde tudo se transforma". E sim, isso apaixonou-me. Não é por acaso que o Mundo da Investigação me fascina, porque na realidade nada está concluído, ou porque ainda há muito trabalho a ser feito, muito para descobrir e ainda mais e mais para aprender.

Mas depois, de alguns anos na investigação a trabalhar em diferentes áreas, o "bichinho" do natural retomou à superfície e veio na forma dos cosméticos.

A verdade mesmo é que nunca me identifiquei com os cosméticos que havia no mercado, nunca fui capaz de seguir uma rotina por muito tempo, senti sempre ainda que inconscientemente que não fazia sentido estar a colocar um sem número de produtos, que nada me diziam na minha pele. Ao mesmo tempo, via também que nada parecia funcionar e alguns deles ainda agravavam a pele. Acho que a minha pele rejeitava esses produtos sintéticos ou que não os reconhecia. Não sei...

Entrei depois então naquela fase, do: OK, o que será que posso mudar ou fazer diferente ?

Bem...os Cosméticos e a Natureza são um Mundo inteiro a descobrir, mas com tanto, mas tanto potencial.

Onde entra a Química afinal ?: A química dá-me e deu-me as bases da formulação, saber que não posso misturar isto com aquilo, saber que não posso adicionar mais do que X a este creme ou produto, saber  reconhecer os constituintes de cada óleo essencial e a sua interceção com o corpo humano ou entre os diferentes óleos. Eu sei, às vezes parece que temos só de misturar umas coisas e já está. Mas , nem sempre isso é verdade e às vezes assusta-me saber e/ou pensar que o podemos fazer de anânimo leve. É como se desatássemos a receitar medicamentos sem sermos médicos ou percebermos nada de medicina.  O uso dos óleos essenciais por exemplo tem muito que se lhe diga, assim como o uso de compostos fotoprotectores... não é só misturar, há quantidades e limites a respeitar, normas a seguir, procedimentos a cumprir. Os óleos essenciais por exemplo não devem ser utilizados puros e há muitos por exemplo que interagem na presença do sol. E sim...é nisto tudo que a Química entra...neste mar de possibilidades que abre para mim e onde a química dá tanto mas tanto jeito. O conhecimento das normas, a segurança, o controlo de qualidade, a aplicação e a integração de todas as elas. 

Depois vem a Natureza, com as suas plantas, cujos benefícios vêm sendo estudados ao longo do tempo. Reconhecidos e por isso utilizados numa série de indústrias, nomeadamente nas farmacêuticas. E sim incorporar estas plantas e os seus constituintes nas suas mais variadas formas, óleos, manteigas, extratos nas formulações, é altamente desafiante. Pensar no beneficio que queremos que a formulação tenha no final: mais hidratação, minimizar rugas, retardar o envelhecimento. Olhar para esta ou aquela planta, para os seus constituintes e beneficiou cientificamente comprovados e pensar: se eu usar esta e esta será que resulta? Depois testar em nós, pedir a outros que testem e finalmente colocar à disposição das pessoas e daqueles que são os nossos clientes. 

No final, o que conta e sabe mesmo bem, são as pessoas que me procuram para dizer:
 " Disseram-me que a minha pele está diferente, está mais suave".
" Já viste, tinha um sinal ali e agora desaparece".
"Estava com uma dor e hoje, já não me dói".

É na realidade difícil explicar, o quanto isso nos toca e dá mais sabor aquilo que fazemos. Formular cosméticos naturais, porque acreditamos que podem fazer a diferença, porque acreditamos que interagem de forma natural com o nosso corpo, porque ele próprio possui a capacidade de reconhecer naturalmente os seus semelhantes e de os absorver com mais naturalidade por isso mesmo. Saber que damos a oportunidade das pessoas saberem aquilo que consomem, saber que podemos trabalhar para encontrar a solução para este ou aquele problema. Que podemos olhar para cada pessoa como alguém único, com características únicas e que podemos integrar os cosméticos numa rotina mais saudável e mais natural. 

O corpo é um todo, os cosméticos são ou deveriam ser no meu ponto de vista, a alimentação exterior para o nosso corpo, a comida em si, o alimento interior. E os dois conjugam-se e trabalham a par. Porque há também aquelas pessoas, que procuram um produto cosmético, compram-nos, mas a quem depois e algumas vezes acabo por dizer: " Se retirar isto da alimentação, eventualmente vai melhorar". Isto porquê? Porque há efectivamente muitas doenças de pele que estão relacionadas com a alimentação que fazemos. Já pensaram nisso ?

Efectivamente é mesmo um Mundo demasiado grande...mas muito desafiante a apaixonante, e pelo qual me apaixono todos os dias. 

Ser Química, Ser Apaixonada pela Natureza e Olhar para o Corpo como um todo e como o Amor maior que podemos ter por nós mesmos.

Apaixonem-se pelos outros mas não deixem nunca de se apaixonarem por vocês todos os dias :)

<3


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotinas para uma Pele Saudável...limpar, hidratar, creme de dia, creme de noite, o que fazer?

Compostos Tóxicos: Uma Realidade e uma Presença nas nossas Vidas. Um Perigo Real para a nossa Saúde.

Vitaminas nos Cosméticos - A sua função na Pele