Os meus produtos serão mesmo naturais ?
Os meus produtos serão mesmo Naturais ?
O mercado dos Cosméticos é enorme e surge em crescimento exponencial. Com tanta oferta que surge das mais variadas formas, é normal questionarmo-nos: Os meus produtos serão mesmo Naturais?
Diria, que a questão é talvez e apesar de tudo legitima. Quem não perdeu já a cabeça e a paciência a tentar ler os rótulos que os produtos apresentam. E depois, o pior é que mesmo quando tentamos ler, a malta resolve escrever numa nomenclatura, que soa e parece assim, pouco estranha ou familiar.
A verdade, é que mesmo estando nós em Portugal, os nomes dos Ingredientes têm de vir naquilo que é a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI), que normalmente é praticamente o mesmo que dizer que vêm inglês.
Porquê, se estamos em Portugal? Foi uma maneira de internacionalizar, e de podermos comprar aqui ou do outro lado do Mundo e saber que o ingrediente x ou y vai apresentar sempre a mesma denominação. É uma regra e é obrigatória, não há que contornar. É uma regra para todos os cosméticos sejam eles naturais ou não.
Isso, de se pensar que nos cosméticos naturais vamos ler por exemplo: Óleo de Uva e que isso faz dele um produto natural, mas que se lermos por exemplo Vitis Vinifera Seed Oil se trata de um produto que não é natural é um Mito, e completamente errado.
Óleo de Uva e Vitis Vinifera Seed Oil correspondem exactamente ao mesmo ingrediente. Um é a designação em Português e outro é a designação na Nomenclatura Internacional e ponto, é isso e apenas isso.
Então como saber se se trata de um produto natural, ou como saber que não é ? Desconfiem sim de produtos que têm na sua constituição os famosos parabenos, laurisulfato de sódio, petrolatum, propilenoglicois, cores e fragrâncias sintéticas.
Por outro lado, se tiverem duvidas nalgum ingrediente que se encontre nos vossos produtos, perguntem, mandem mail à marca. As marcas devem ter conhecimento e confiança naquilo que oferecem, pelo que à partida responder-vos-âo sem qualquer problema.
Então, mas o meu produto tem conservante será mesmo natural?
Sim, um produto pode ter conservante e ainda assim ser natural. Eu sei, que há essa ideia, que os produtos naturais não têm ou não precisam conservantes, mas e mais uma vez isso é um mito.
Os produtos naturais, tal como os que o não são, precisam de conservante. Vou mais longe, em dizer que tal é obrigatório, face à regulamentação em vigor. Nenhum produto que tenha água na sua constituição, pode ser considerado seguro para o consumidor, se não tiver um conservante. O conservante, é aquele ingrediente que permite a conservação dos produtos. Produtos com água e sem conservante são um risco para a saúde, sejam eles naturais ou não. E quanto a isso, não há mesmo nada a fazer.
Depois, se há conservantes naturais, e aprovados pela ECOCERT ( a Ecocert para quem não sabe é um mecanismo de controlo e certificação de produtos cosméticos naturais e orgânicos) há. E sim, são estes que se devem utilizar quando falamos de produtos naturais.
Hoje, resolvi partilhar isto convosco, por sei bem o quanto às vezes é difícil mantermo-nos informados, o quanto muitas vezes a informação é escassa ou tantas vezes tão divergente que é difícil discernir e encontrar o que procuramos.
Mas ainda, assim acredito, que devemos facultar a informação necessária, para que cada pessoa possa escolher em consciência e saber exactamente o que compra e/ou consome.
Boas escolhas e se tiverem perguntas já sabem :)
E sim, os nossos produtos são naturais, e sim utilizamos conservantes naturais e aprovados pela ECOCERT. Produtos naturais, e produtos que comprem a legislação em vigor. A Saúde e o Bem Estar nos nossos clientes é e será sempre a nossa prioridade.
<3
Comentários
Enviar um comentário