Rotinas, terei de ter uma igual a toda a gente ?
Quando começamos uma nova rotina ou experimentamos um novo produto, o natural é querermos saber como os outros utilizam, de que maneira, quantas vezes. Diria que é natural e lógico, porque se para os outros funcionar de uma determinada forma, provavelmente para nós também funcionará.
E é verdade que nalguns casos resulta, mas em muitos outros casos não.
Acho que vos vou contar um "segredo"... se há coisa que não gosto e com a qual nunca me identifique ou revi, foi com aquela ideia "parva" de acharem que eu tenho de ser igual a toda a gente, ou que aquilo que funciona para os outros tem de funcionar para mim da mesma maneira.
Lembro-me de há uns anos atrás, me perguntar interiormente, mas porquê? Ou lá porque funciona com aquele, porque terá de funcionar comigo ?
Claro, que naquele tempo não tinha a mesma noção ou conhecimento que hoje possuo. Hoje sei, que cada corpo é único e que cada pele tem necessidades específicas.
Por isso e quando contra qualquer lógica, me perguntam: "Estou a usar este produto desta forma, será errado ?"
Aquilo que respondo é: Funciona para si certo? A sua pele está a reagir bem, não é? Então continue, porque o nosso corpo é que sabe, e se ele se está a identificar com a rotina, porque alterar?
Lembro-me sempre dos casos dos adolescentes, em que segundo o método padrão, borbulhas na cara é sinal de acne. É verdade, que muitos casos são acne sim, que alguns se devem à excessiva oleosidade, mas também há outros que resultam de alergias alimentares, intolerância, ou mesmo reações ao frio ou stress.
Por isso fico sempre, a modos que "irritada", quando para tudo aquilo que se assemelha ao acne, receitem tónicos, que mais não fazem que secar a pele, dado que muitos deles são inclusivamente à base de álcool.
Este procedimento que visa tradicionalmente retirar a oleosidade excessiva da pele, prova muitas vezes ser pouco eficiente uma vez que ao retirarmos todos os óleos da pele, estamos na realidade a estimular a pele a produzir ainda mais óleo, o que como é fácil de ver agrava ainda o problema.
Não gosto mesmo de soluções padronizadas. Somos pessoas, certo? Com experiências diferentes, corpos diferentes, peles diferentes.
Acredito que cada pessoa é única, e que merece por isso alternativas individualizadas.
Boas escolhas :)
<3
Comentários
Enviar um comentário