Como surgiu a ideia? Também há histórias por detrás das Marcas...
Há quase sempre uma história por detrás das Marcas...é inevitável...as marcas são e contam muitas vezes as histórias ou traduzem os sonhos e visão pessoal de quem as idealiza, diria por isso, que não sou uma excepção à regra.
Ou seja, isto é algo com que me identifico, em que acredito e que me apaixona.
Quando iniciamos um novo projecto as pessoas acabam sempre por nos perguntar:
- Como surgiu a ideia?
- É na tua área de formação?
- O que te apaixona naquilo que fazes? Ou porque o fazes?
São perguntas legitimas claro e também de alguma forma naturais.
E por isso...hoje resolvi partilhar com todos aqueles que nos seguem a resposta a estas perguntas...é bom partilhar e deixar que os outros conheçam um pouco mais de nós e daquilo que fazemos...dá outro sabor ao que fazemos, aproxima-nos das pessoas, torna tudo mais natural e mais verdadeiro. As marcas não nascem feitas, não aparecem do nada...aparecem de pessoas reais, tão iguais a quaisquer outras pessoas.
Afinal como surgiu a ideia?
Sou Engenheira Química...parece estranho...eu sei...uma Engenheira Química a fazer produtos naturais.. temos aquela ideia de que a química se resume a produtos químicos, apenas, mas não não é de todo verdade. A Engenharia Química é uma área extremamente abrangente, que vai desde a área química como por exemplo a petroquímica, à síntese química (como no caso das farmacêuticas), à parte mais ambiental (como no tratamento de águas) ou mesmo à parte mais biológica ou bioquímica (e análise através dela de compostos com por exemplo propriedades anti-cancerígenas ou o estudo da toxicidade de certos compostos). Portanto, a Engenharia Química é um Mundo :)
A Química, sempre me fascinou...acho que é mesmo por aquela célebre frase: "Nada se perde, tudo se transforma"... E quase como se estivéssemos a fazer "magia" e é fácil fazer as crianças sentirem essa magia: fazendo um pega-mostro, observando uma solução a mudar de cor, assistindo a uma cristalização...tudo na química e em experiências palpáveis e visíveis.
Mas sim, o que sempre me apaixonou foi a investigação, o "descobrir", o criar, o poder desenvolver ideias e conceitos, o testar as minhas próprias teorias e convicções, o entender o porquê de cada coisa. É uma sede de conhecimento...talvez...depois e a partir do momento em que nos questionamos, aquele em que decidimos que queremos tentar ser a mudança que queremos ver no Mundo, é mesmo mesmo só uma passo. Se acreditamos vivamente o que nos impede de tentar?
Estive alguns anos a trabalhar na área da investigação, depois de terminar o Mestrado... trabalhei na área da química, do ambiente, da biologia e claro...isso além de todo o conhecimento e experiência que deixou em mim, deixou também o tal "bichinho" da investigação, de querer saber mais, de não parar de investigar.
Sempre fui ligada ao Natural ou não tivesse eu sido Escuteira :)
Por outro lado, nunca me identifiquei muito e isto é inteiramente verdade com os produtos cosméticos que o mercado fornecia, era como se a minha pele não se identificasse com eles, e em tantas outras ocasiões era como se os efeitos que eles exerciam sobre a pele, em vez de resolverem os problemas ainda os agravassem. E claro, isso deixava-me com uma sensação "frustrada". Já algum de vocês sentiu isto?
Mas acho que o que mais me irritava era mesmo chegar a um sitio, apresentar o meu problema (acne por exemplo) e nem sequer olharem para a minha pele, era sempre os produtos típicos que não resultavam, porque efectivamente cada pele é uma pele. E quando fazía perguntas sentia sempre que eram aquelas respostas típicas, da idade, da pele oleosa, disto ou daquilo. Nunca me satisfizeram ou nunca fiquei convencida.
Claro que hoje percebo, que se não nos identificamos com a rotina ou com aquilo que nos propõe não é de todo fácil mantê-la. E sim, raramente fui capaz de manter uma rotina por um longo período de tempo. E tantas vezes senti, que queria apenas alguém que me dissesse, olha experimenta antes não usar este produto e usar aquele. Ou não uses a água tão quente. Ou experimenta não comer este alimento, ou simplesmente a tentar relaxar nesta ou naquela altura. Faltaram-me muitas muitas vezes as respostas às minhas perguntas.
Estava a trabalhar na investigação, naquela correria de casa-trabalho-casa, porque tantos passamos, e eis que a necessidade de parar, me leva de encontro ao Yoga...depois a minha atenção volta-se para as Medicinas Naturais (Ayurvedica, Aromaterapia, Naturopatia), para uma Alimentação mais saudável e eis que de repente...o meu alarme dispara e diz: OK...equilibrio corpo, mente e espírito certo? O que te falta ? A parte externa do teu corpo. És Engenheira Química, tens o conhecimento que precisas (o que misturar, como misturar, as quantidades, as possíveis reações entre os produtos, os limites e a legislação a cumprir para serem seguros para quem consome, mesmo sendo naturais) então porque não fazeres os teus próprios produtos cosméticos ?
E pronto...foi exactamente isso que fiz...uni os conhecimentos que possuía e os que fui adquirindo nas restantes áreas mais naturais e comecei a formular...primeiro para mim, depois para a família e amigos e depois finalmente e depois de tudo testado e certificado a todas as pessoas que os quisessem conhecer e adquirir. É neste ponto exacto, em que me encontro, a divulgar e a dar a conhecer os produtos que desenvolvi ao "Mundo". Mundo esse e do qual vocês fazem orgulhosamente parte.
E por isso a resposta á outra Pergunta: Estás a Trabalhar na Área? É sim, claro que sim :)
Mas o que te apaixona naquilo que fazes ?
No fundo, aqui muitas pessoas querem na realidade perguntar porque o fazes? Porque corres o risco de empreender?
Porque gosto mesmo do que faço e porque me faz mesmo mesmo feliz.
A escolha dos ingredientes, pensada para este ou aquele beneficio, ou para esta ou aquela aplicação. O fazer os testes para ver se tudo resultou e se está tudo em conformidade, o aprender todos os dias um pouco mais. Mas o que me enche verdadeiramente por "dentro" é quando alguns de vós, vêm ter comigo e dizem: "Estou satisfeita. Resultou mesmo" ou "Tenho eczema o que posso fazer" "E para a psoriase há alguma coisa?".
E alargar e levar os cosméticos a outro nível...à interação com cada pessoa em particular e com as suas necessidades específicas. Conjugar um creme, tantas vezes com uma sugestão de alteração de rotina ou mesmo de alimentação.
Às vezes as pessoas vêem com um problema de rosácea, e querem um creme que funcione. Claro que posso aconselhar um creme que vai ajudar a minimizar, mas a verdade é que por exemplo uma alimentação sem muitas comidas picantes, ou com muito menos café, vai ajudar estas pessoas. Há outras pessoas que usam cremes com fragrâncias ou que toda a vida os usaram e que não sabem que é exactamente esse tipo de cremes que está a prejudicar a pele, ou que no caso da psoríase uma alimentação sem glúten, pode em muitos casos ser a chave.
E sim, esta interação do corpo como um todo, fascina-me, tal como o poder partilhar estas pequenas dicas com os outros. Seja alguém que me pergunta pessoalmente ou ao telefone. Crescer no contacto com os outros e sentir que este Mundo do Natural, interessa a um público cada vez maior e mais diversificado. Também porque acredito que a verdadeira beleza está no interior de nós e que temos de construir-la de dentro para fora e cada produto que colocarmos depois na pele vai ter os seus efeitos muito muito mais aumentados ou potencializados. E é, simplesmente mágico e divinal, ver a vida deste prisma, ver que os cosméticos são muito mais do que produtos que nos dão um aroma agradável, que nos conferem uma aparência mais agradável, ou que servem para esconder esta ou aquela imperfeição.
Um produto cosmético, serve acima de tudo para nutrir a pele, uma pele nutrida é uma pele naturalmente mais saudável e mais bonita, mais protegida das agressões externas, com uma maior capacidade de reparação e muito menos sujeita aos sinais de envelhecimento.
E às vezes, ou na maioria das vezes isto faz toda a diferença, o quanto a nossa pele revela sobre o estado dos nossos orgãos, ou mesmo das nossas emoções. Porque sim, os líquidos que não ingerimos reflectem-se na pele, as emoções e o stress que não gerimos adequadamente são grandes potenciadores ou estimulantes de alguns problemas de pele. Pensem nisso :)
E sim... isso também me move, poder dar essas pequena dicas, em áreas mais Naturais, mas que na minha visão de conjugam perfeitamente. Também precisamos dessas respostas e não apenas que alguém nos tente impingir produtos apenas porque sim. Porque isso "rouba" efectivamente valor aquilo que fazemos.
Diria que isto, resume a razão porque o faço, porque me Apaixona e me Faz Feliz e sim isso basta-me, basta-me sempre :)
E sim, a Engenharia Química é fundamental aqui ou num projecto como estes...isto não é só misturar uns ingredientes noutros, porque mesmo quando falamos de ingredientes naturais, há precauções e cuidados a ter, há legislação a cumprir, á procedimentos a adoptar. Não é por acaso, que é exigido, que o fabrico deste tipo de produtos, tem de por lei ser acompanhado por alguém desta área. Porque se fala apesar de tudo de saúde e sim não podemos olhar para ela com leviandade. E sim, devemos apaixonar-mo-nos pelo que fazemos, devemos fazê-lo com responsabilidade, devemos colocar lá o melhor de nós para que possamos ostentar o orgulho de o fazer bem feito.
E sim, é um privilégio poder escrever para vocês, poder partilhar a minha história e este projecto convosco :)
Bem-hajam e Grata por estarem comigo aqui <3
Comentários
Enviar um comentário