Rosácea - Parte I
Rosácea...
Hoje vou falar-vos de Rosácea, um "problema" que afecta muitas pessoas e que nem sempre é fácil de diagnosticar ou encontrar um tratamento adequado.
No entanto e ao invés de dizer que estamos perante um problema, prefiro dizer que estamos perante uma condição de pele particular ou perante uma pele mais sensível.
O que é afinal a Rosácea ?
É uma condição crónica da pele que afecta principalmente a face.
Os primeiros sinais de rosácea são a vermelhidão e o corar facilmente, sendo que com o tempo a vermelhidão se torna mais persistente ou visível.
Os primeiros sinais ou sintomas tendem a surgir nas bochechas, nariz, queixo e testa, sendo que nalguns casos, pode também envolver os olhos, que ficam vermelhos.
Nos casos em que se manifesta, tende a observar-se o aparecimento de pequenas borbulhas cheias de pus, vasos sanguíneos dilatados, e a pele tende a adquirir uma aparência espera e irregular. No entanto, os sintomas não são sempre os mesmos e é como alguma frequência que se vê que variam de pessoa para pessoa.
Embora grande parte dos estudos científicos refiram que não existe cura para esta patologia, ao longo dos anos têm-se verificado que a mesma pode ser controlada com a alteração dos estilos de vida a que diariamente somos sujeitos ou que nós próprios escolhemos.
A Rosácea surge normalmente em adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, sendo que por norma afecta mais as mulheres do que os homens, ainda que os casos mais graves ocorram principalmente nos Homens.
Sinais e Sintomas Típicos
Corar facilmente e frequentemente
Vermelhidão persistente
Linhas vermelhas, devido a vasos sanguíneos dilatados e que se tornam visíveis.
Pele seca
Ardor, picadas ou comichão.
Borbulhas em pontos brancos ou negros.
O que causa a rosácea ?
A comunidade cientifica ainda não definiu uma causa específica para o seu aparecimento/desenvolvimento. No entanto, acredita-se que esta se deve a uma combinação de factores genéticos e ambientais. Existem vários factores que têm sido mencionados como uma causa potencial, tais como: sistema imunitário, história familiar, exposição crónica ao sol...
Tipos de Rosácea
Têm sido referidos 4 tipos de rosácea, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente:
1. Média - Os principais sintomas são corar e vermelhidão, que podem acontecer apenas esporadicamente. Pode também observar-se inchaço, sensação de ardor, aspereza e vasos sanguíneos visíveis.
2. Moderada - Verifica-se uma vermelhidão persistente e borbulhas muitas vezes confundidas com acne, bem como ardor.
3. Severa - Nalguns casos, a rosácea afecta também o nariz, tornando a pele nesta zona mais espessa e dando-lhe uma aparência irregular.
4. Ocular - em conjugação com os sintomas que aparecem na pele, pode também afectar os olhos e as pálpebras. Pode causar vermelhidão da pele, ardor, secura, sensibilidade à luz e sensação de olhos com água, visão turva e olhos vermelhos.
Agora que já conhecem os principais sintomas, falaremos num próximo "post" de formas para ajudar a minimizar estes sintomas e tornar a vida mais fácil a quem todos os dias se confronta com esta patologia.
Entretanto deixo-vos um desafio: Olhem para as vossas rotin
as, observem-na, vejam se os sintomas se agravam em determinadas condições, porque a verdadeira chave está aí, nas nossas rotinas e as mesmas que está tantas vezes na nossa mão alterar ou melhorar.
<3
Comentários
Enviar um comentário