Óleos Vegetais nos Cosméticos


Porque razão utilizamos Óleos Vegetais nos Cosméticos ou nos Cosméticos Naturais ?


Os Óleos Vegetais são utilizados na Alimentação desde sempre, pelos benefícios que as gorduras conferem na dita Alimentação Saudável. No entanto, não é menos verdade que a sua utilização se tem revelando desde os tempos mais antigos, extremamente benéfica para a pele.

Talvez, alguns de vós se lembram de ouvir as vossas avós ou quem sabe bisavós, dizerem que no tempo deles, usava-se era Azeite para hidratar a pele.

Os Óleos Vegetais também conhecidos por lípidos são a base da fundação da maioria dos produtos naturais dos cuidados da pele. Estes óleos correm naturalmente em plantas de todos os tipos e os óleos derivados de nozes e sementes destas plantas e são principalmente obtidos por pressão a frio, pressionando as nozes e sementes destas plantas para obter o óleo, necessário para o corpo.

Os Óleos Vegetais são uma fonte muito nutritiva de ácidos gordos, muitos dos quais extremamente necessários ao corpo humano.

Os benefícios dos Óleos Vegetais para a saúde são inúmeros, sendo que é possível destacar os seguintes:

1. Ajudam na redução da pressão arterial e coágulos sanguíneos, bem como o aumento da circulação sanguínea.
2. Impulsionam o crescimento, metabolismo e regeneração de células, bem como o aumento da sua estrutura.
3. Ajudam a reduzir a inflamação, ajudando na "reparação" e regeneração da pele danificada, aliviando a irritação e destruindo as bactérias.
4. Mantém a pele hidratada, retendo a humidade da mesma.
5. Suavizantes e Nutritivos.
6. Muitos deles, devido ao elevado teor em compostos antioxidantes actuam como protectores contra os raios UV e contra o envelhecimento prematuro da pele.

Existem atualmente muitos Óleos Vegetais, que têm vindo a ser utilizados ao longo dos tempos. Há Óleos mais facilmente absorvidos pela pele (mais adequado para a pele do rosto) e óleos mais lentamente absorvidos (mais adequados para massagem). Os óleos também são bons, porque alguns deles possuem a capacidade de se adaptarem a qualquer tipo de pele, ajudando inclusive a equilibrar o papel das glândulas sebáceas e garantindo um equilibro saudável entre óleo/gordura e água. Sem água a pele torna-se extremamente seca e com excesso de gordura, portanto o equilibro é a chave. E depois há os óleos que forma uma camada protectora ao redor da pele, aumentando a proteção da pele e evitando a perda de água através da pele, ao mesmo tempo que permite a sua respiração.

Por isso, desenganem-se os que pensam, que a pele oleosa não gosta de óleo, porque os diferentes estudos, têm provado e demonstrado que até para este tipo de pele os óleos se mostram extremamente benéficos.

Alguns deles, possuem ainda qualidades humetantes, ou seja, ajudam a atrair a humidade mantendo assim a pele hidratada.

Para além disso, todos os óleos são classificados como emolientes, ou seja, são classificados como uma substância que amacia a pele, evitando a perda de água, a secura, os danos e a irritação da pele.

Ou seja, utilizamos Óleos Vegetais pelos inúmeros benefícios que estes apresentam, seja em termos da sua constituição extremamente rica em nutrientes, vitaminas e minerais, que alimentam, nutrem e hidratam a nossa pele, seja porque eles possuem também a capacidade de consoante o óleo escolhido e face à composição que apresentam poderem ser utilizados para aliviar infeções, reparar, regenerar, proteger, hidratar e retardar os sinais de envelhecimento.


Ainda têm dúvidas do quão benéfico é utilizar Óleos Vegetais ?

Agora já sabem porque razão não abdicamos deles nos nossos produtos <3











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotinas para uma Pele Saudável...limpar, hidratar, creme de dia, creme de noite, o que fazer?

Já pensaram que: As escolhas que fazemos também afectam a saúde da nossa pele ?