Aromas, Fragrâncias e Perfumes - Desmistificando


Aromas, Fragrâncias e Perfumes...

Hoje decidi escrever sobre este tema, uma vez que muitas vezes me questionam acerca dele e porque também gostava de vos dar a conhecer um outro lado deste tema, tantas vezes "esquecido", mas ainda assim e a meu ver tão mas tão importante.

Os Aromas, Fragrâncias ou Perfumes, ou por outras palavras aquilo que dá o cheiro aos Cosméticos e que fazem as delícias de cada um de nós, é um tema delicado, complicado e complexo, ao mesmo tempo que é um Mundo a descobrir.

Muitos de nós ainda continuamos a reger as nossas escolhas em função do aroma, ou do quão intenso ou agradável um aroma é. Também o faço...quem não gosta de ficar a cheirar bem, ou quem não reconhece o quão um aroma agradável pode beneficiar a nossa mente e acalmar os nossos sentidos. Diria que é natural ou legítimo.

Algumas pessoas, porque sabem que trabalho com produtos naturais, que os formulo, vêm ter comigo e dizem-me gosto tanto do aroma X da marca Y, não consegues colocar um aroma semelhante ? A resposta a maioria das vezes é Não, simplesmente Não. E porquê? Porque há uma diferença quando trabalhamos com Ingredientes Naturais e com Ingredientes Sintéticos. Em laboratório e quando recorremos à síntese nós podemos alterar, modificar isto ou aquilo, mais ou menos de acordo com o que temos em mente, mas na Natureza isso não funciona assim, nem é suposto funcionar. Não pretendo alterar aquilo que a Natureza me oferece, e ao mesmo tempo o meu objectivo é utilizar os ingredientes tal e qual como eles são, na sua forma pura, com o seu aroma característico, com as suas propriedades únicas e com os seus benefícios excepcionais.

E é uma Dádiva acreditem poder fazê-lo. Sentir que ao fazê-lo me aproximo só assim um pouco mais de mim.

Quem tem a sorte de consumir azeite, puro, caseiro, sem qualquer modificação ou alteração, sem qualquer tipo de mistura, sem nenhuma etapa de refinação, sabe sem dúvida do que estou a falar. Que o aroma é completamente diferente, daquele que compramos em tanto outros locais. Porque ali está lá tudo, directamente da Natureza para a nossa mesa. 

Aqui é igual, e exactamente a mesma coisa. 

Os produtos que formulo, são única e exclusivamente formulados com ingredientes naturais, não faz parte da nossa visão utilizar fragrâncias. Queremos que o aroma, resulte da conjugação dos aromas dos diferentes óleos vegetais, das diferentes manteigas, dos diferentes óleos essenciais.

Uma conjugação única e excepcional que se funde no aroma perfeito. Agradável, sem ser intenso. Benéfico sem ser prejudicial.

Porque esta coisa dos aromas tem mesmo muito que se lhe diga, principalmente quando nos referimos a pessoas com algum tipo de sensibilidade de pele. As fragrâncias são na maioria das vezes, responsáveis por alergias de pele e assume nos cosméticos e muitas vezes o nome de "parfum", ao mesmo tempo que indica que estamos perante a presença de substâncias sintéticas. 

A forma mais comum de garantir o aroma, num produto dito natural é através da utilização de Óleos Essenciais, cujas propriedades terapêuticas, vêm cada vez mais sendo reconhecidas ao longo dos tempos. 

Eu sei...depois há quem venha ter comigo e me diga: "Não podes colocar mais óleo essencial?" A resposta, é simplesmente e tantas vezes não. Os óleos essenciais são naturais sim, mas não podem ser utilizados por exemplo puros, nem podem exceder no seu uso determinadas percentagens, sob o risco de poderem causar algum tipo de alergia de pele. Não gosto mesmo nada da ideia, de que se pense que trabalhar com produtos naturais é desatar a misturar tudo a nosso belo prazer e de alguma forma assusta-me, porque a nossa saúde e a saúde dos outros deve ser sempre e sempre a nossa questão primordial, antes de qualquer outra. 

Um produto cosmético natural ou não, é um ingrediente formulado para aplicação na pele, e como tal a sua formulação rege-se por princípios rigorosos, seja no seu fabrico, seja no tipo de ingredientes que se utilizam, seja nas quantidades que se usam. 

Procuramos que os nossos produtos tenham um Aroma Agradável Sim (e acreditamos firmemente que têm), mas que o seu Aroma provenha directamente da Natureza e que, acima de tudo e ainda que a nossa mente possa reter o seu aroma, o nosso corpo possa sentir os benefícios.

Porque os Cosméticos, são antes de qualquer coisa um Alimento para a Nossa Pele. 

A chave como em tudo: É o Equilíbrio.


<3


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotinas para uma Pele Saudável...limpar, hidratar, creme de dia, creme de noite, o que fazer?

Vitaminas nos Cosméticos - A sua função na Pele

Compostos Tóxicos: Uma Realidade e uma Presença nas nossas Vidas. Um Perigo Real para a nossa Saúde.